AGOSTINHO DE HIPONA

Em que época viveu?

Viveu em meio a uma grande mudança no quadro político do ocidente, entre os séculos IV e V, que marca a transição da “história antiga” para o período chamado “Idade Média”. O império Romano era o grande dominador do ocidente, mas via seu poder cada vez mais fragilizado em meio aos intentos dos povos bárbaros. Agostinho se formou em retórica, artes liberais, gramática e se tornou professor.


Antes de tornar-se cristão transitou por duas linhas de pensamento chamadas de Maniqueísmo e Neoplatonismo. Tornou-se cristão no verão de 386 ao ouvir história da vida de “Santo Antão do Deserto”. Foi também fortemente tocado e chamado a uma mudança na leitura de Romanos 13.13-14


“Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes. Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês”.


Principais virtudes?

Ao tornar-se cristão, lutou fielmente pela defesa da fé e comprometeu-se em proclamar a verdadeira doutrina da fé dada por Jesus e transmitida pelos apóstolos. Em seu coração ardia uma forte chama pela fidelidade a Cristo e o que esse estilo de vida comprometimento de um cristão, que é a transformação interior e o abandono de práticas que andassem em desacordo com a vontade de Deus.


Lição prática?

Não é possível ser cristão e não haver um comprometimento fiel com a palavra, pois o ser cristão não é associar-se a um grupo de pessoas, mas gerar dentro de si um comprometimento com algo que é maior do que o próprio individuo.

Principais dificuldades?

Lutou incessantemente contra heresias, e contra a fé cristã, como o pelagianismo, que cria na autossuficiência do homem e do maniqueísmo que colocava a Deus como uma força necessária para o equilíbrio do mundo e nada mais.


Tira dúvidas

Agostinho tornou-se um grande ícone, tendo a sua teologia usada como base tanto para católicos (comportamento eclesiástico) quanto protestantes (Graça divina e fé como Dom de Deus).


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV