Um Menino Vos Nasceu

Alguns dizem que Jesus não nasceu em dezembro. Outros afirmam que ele nasceu em setembro ou em abril. As justificativas são muitas e as curiosidades referentes à possível data crescem a cada ano. Ainda se diz que o Natal é a Saturnália ou a festa ao Sol Invictus, ou, ainda, uma espécie de comemoração ao deus Mitra. Blogs de espiritualismo e de “histórias mal contadas” tentam perverter a data magna da cristandade.


Foi Wiiliam Tighe, Historiador, especialista em século 16 e 17, Muhlenberg College (Igreja Luterana dos EUA), quem publicou uma análise completa sobre o dia 25 de dezembro, negando ser essa uma data que buscasse suplantar uma festa pagã. As origens pagãs do Natal foram primeiro veiculados pelo protestante Paul Jablonsky (1743) e também pelo monge Jean Hardouin. A partir disso, muitos creem que o dia 25 de dezembro é uma apropriação dos pais da Igreja de um festival pagão.


A questão é que o dia 25 de dezembro é o resultado de intentos dos primeiros cristãos em averiguar uma data para o nascimento de Jesus, baseando-se em cálculos do calendário, que nada tem a ver com festivais pagãos. Muito pelo contrário, foi o imperador romano Aureliano que estabeleceu em 274 D.C., a data de 25 de dezembro como o nascimento do Sol Invictus, com a intenção de criar uma alternativa pagã a uma data que era considerada importante aos primeiros cristãos. As origens pagãs do Natal são um mito sem fundamento histórico.


Antes do ano 274 D.C. não havia nenhuma festa oficial em 25 de dezembro. O imperador Aureliano, sendo hostil aos cristãos, promoveu o festival do Sol Invictus nesta data, como forma de unir os diversos cultos pagãos e fornecer um contraponto à comemoração cristã que já chamava a atenção em vários pontos do império. Tighe corrobora esses fatos a partir de dados do historiador cristão Sexto Júlio Africano, que estabelece o dia 25 de dezembro como o nascimento de Cristo pelo menos meio século antes da oficialização das Saturnálias ou da Festa ao Sol Invictus pelo imperador Aureliano.


A data em si não muda nada, o que verdadeiramente conta é que “Um Menino vos nasceu”, isso é um fato! “Um Filho se vos deu, isto é um presente!” E milhares de anjos o adoraram e isso é uma celebração! Não celebramos uma data, celebramos um acontecimento. O Verbo se fez carne e Habitou entre nós.

Feliz Natal!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV