Tomé O Discípulo da Incredulidade

QUEM FOI Tomé foi um dos doze discípulos de Jesus. Devemos ao evangelho de João a maior parte das informações ao seu respeito. Ao longo dos séculos colocaram sobre ele a descrição de “Discípulo da Incredulidade”, pelo relato pós-ressureição no qual declara: “Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não meter os dedos no lugar dos cravos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei”. (João 20.25)


ÉPOCA EM QUE VIVEU Tomé, ou Dídimo, como também é chamado, era da região da Galiléia. Após a dispersão de Jerusalém no capítulo 08 de Atos, deu continuidade ao seu ministério nas regiões da Babilônia, Pérsia, Média, Etiópia Asiática, China e em especial a Exótica Índia.


Na distante Índia, Tomé não apenas conquistou várias almas para Cristo, mas também estabeleceu congregações por onde passou. Em função do sucesso do seu ministério, Tomé foi alvo de severas perseguições que levaram ao seu martírio. Segundo a tradição histórica, foi atingido por lanças enquanto orava.


PRINCIPAIS VIRTUDES Tomé não hesitava quanto aos desafios de levar o evangelho a uma cultura oriental, tomada pelo misticismo, apresentando alto poder de influência que lhe rendeu a conversão de reis e grandes autoridades indianas.


PRINCIPAIS DIFICULDADES Como já citado, Tomé era conhecido como incrédulo por algumas de suas colocações que algumas vezes soavam até de forma irônica.


LIÇÃO PRÁTICA “Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais seja incrédulo, as crente. [...] Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram”. (João 20.27,29)


Nesta fala de Jesus somos chamados a contemplar em nossas vidas uma realidade de fé na qual não precisamos tocar para ver, ou ver para crer. Somos chamados a ver além da nossa realidade atual, contemplando em nossos corações uma realidade vindoura, seja espiritual, social ou material. As pessoas que esperam ver para crer possuem a tendência de permanecerem estagnadas, não sendo capazes de mudar a sua realidade. Precisa de mudança? Buscando uma realidade melhor? Comece a crer agora e não espere para ver o que acontece.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV