Criatividade infantil *Como estimular o processo criativo em casa

Para muitos pais, ensinar às crianças habilidades práticas para a vida, como andar de bicicleta, seguir instruções, respeitar o próximo, geralmente tem mais importância sobre as habilidades de pensamento criativo. Mas promover a criatividade em nossos filhos também é fundamental, e eis o porquê: "Uma criança que está acostumada a pensar de maneira criativa pode resolver problemas com mais facilidade do que uma criança que segue um protocolo rígido ao procurar uma solução para um problema", disse Bobbi Wegner, psicólogo clínico em Boston. "O pensamento criativo os serve muito além dos anos da infância."


Na verdade existem inúmeras oportunidades para modelar o pensamento criativo na rotina diária através de momentos de qualidade com seu filho. Como por exemplo, na próxima vez que você estiver fazendo compras com seu filho, procure uma fruta, vegetal ou outro item que ele nunca tenha comido antes. Procure receitas deliciosas com essa comida no Pinterest e cozinhe-as juntas no jantar. Outra opção é dar um passeio e incentivar seu filho a colecionar pedras, galhos, flores e outros itens da natureza. Quando voltar para casa, invente uma história sobre os itens que você coletou.


Quando seu filho pede ajuda para resolver um problema, seja algo concreto como uma tarefa difícil de casa ou mais geral como ser um bom amigo, pergunte ao seu filho o que ele pensa e receba todas as ideias, especialmente as inesperadas e fora da caixa. E essa mentalidade pode ser aderida em outros momentos, peça para que ele resolva um problema familiar - ou seja, "A sala está constantemente bagunçada. O que devemos fazer sobre isso?" Segundo o Dr. Wegner, "Isso os faz sentir importantes, cria espaço para a sua própria solução criativa de problemas e permite que eles contribuam para a família".


A criatividade se desenvolve ricamente no brincar, aproveite isso! Brinque com seu filho e concentre-se em deixar fluir, resista à tentação de interpor ou guiar a brincadeira e permita-se ser levado no mundo criativo deles. "Esse tipo de interação envia a mensagem de que você apoia e prioriza o espaço criativo", disse Wegner. Deixe seus filhos se sujarem, Instigue-o a brincar fora quando estiver chovendo e incentive-o a escorregar na lama, pisar em poças ou brincar da maneira que o faz sentir-se livre e feliz.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV