Você se preocupa com o que come? *O perigo por trás dos alimentos industrializados

A alimentação mudou muito dos primórdios até hoje. No início a sobrevivência humana dependia apenas da caça, da pesca e coleta de alimentos que a natureza oferecia. Com o passar do tempo o homem aprendeu a semear, plantar e cultivar, tirando seu sustento da terra e dos animais que passou a criar. Se não bastassem tantas evoluções, o homem, com os recursos da indústria, passou a processar e ultra processar os alimentos.

Muitos agricultores tendem a não consumir mais os alimentos da terra de sua produção e preferem comercializá-los em troca de produtos industrializados. Alimentos são oriundos da natureza de origem animal, vegetal e mineral. Entretanto, produtos são modificados pela indústria, chamados de produtos industrializados, podendo ser acrescidos de conservantes como sal, açúcar, vinagre e óleo para preservar as características naturais dos alimentos, tais como o milho e ervilha enlatados, carnes secas e salgadas, queijos, conservas e compota de frutas em calda ou doce de frutas.

As técnicas industriais não param de evoluir e inovar. Fizeram surgir mais uma linha de produtos, os ultra processados, que passam por uma infinidade de modificações na indústria, são acrescidos de grande quantidade de sódio, açúcar e gorduras e substâncias químicas diversas para realçar o sabor, a cor e a textura. Com o perfil nutricional maléfico para a saúde, esses produtos contribuem para aumentar o peso (obesidade), e o risco para doenças cardíacas, vasculares, hipertensão e a diabetes.

Alguns exemplos de produtos: salsichas, embutidos, salgadinhos, bolachas recheadas e de pacotes, alimentos instantâneos, macarrão, pizza, lasanha, sorvetes, sucos artificiais de caixinha e em pó, refrigerantes, produtos de confeitaria ricos em gordura hidrogenada que resistem a oxidação e rancificação, mas que tendem a obstruir as artérias. Estes alimentos são pobres em fibras, por isso aumentam também as doenças digestivas, como o câncer de estômago, intestino, problemas de fígado e pâncreas. Ainda, estimulam e desencadeiam alergias e intolerâncias alimentares, devido aos corantes e substâncias sintéticas utilizadas em larga escala nesses produtos.

Fica o alerta: consuma mais alimentos naturais, pouco modificados e menos produtos ultra processados. A nossa saúde é resultado dos nossos hábitos de vida, em especial os hábitos alimentares, atividade física, lazer, da fé e dos relacionamentos que construímos e cultivamos ao longo da vida.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV