RACISMO? NEM PENSAR!

“Racismo” é a denominação da discriminação e do preconceito contra indivíduos ou grupos por causa da etnia ou cor. Vale ressaltar que “preconceito” é a forma de conceito ou juízo formulado sem conhecimento prévio do assunto, enquanto “discriminação” é o ato de separar, excluir ou diferenciar pessoas ou objetos. Segue abaixo alguns tipos de racismo:


Crime de ódio ou discriminação racial direta: é a mais evidente e violenta, feita através de difamações, ameaças e agressão física.


Racismo Institucional: menos direta e evidente. Ocorre por meios institucionais, mas não explicitamente, devido a cor. Exemplo: abordagens mais violentas da polícia contra negros, desconfiança de agentes de segurança e de empresas contra pessoas negras sem justificativa coerente, etc.


Racismo Estrutural: menos perceptível, no entanto, é o que mais atinge a nós negros, por estar enraizado na nossa cultura a ponto de não parecer racismo. Por muitos anos, se tornou natural no imaginário das pessoas que o negro está ligado à servidão ou à criminalidade. Infelizmente ainda é preciso falar sobre racismo!


Por mais que o debate e combate tenham evoluído com a criação de leis e de políticas públicas quanto à conscientização, ainda temos um longo caminho à percorrer em busca da democracia racial. Mais que entender que fazemos parte de um sistema racista, é preciso conversar à respeito, pois o silêncio nos torna responsáveis por sua manutenção. Como cristãos temos o dever de combater práticas racistas, afinal, além de crime, é pecado. Do ponto de vista bíblico, não há como justificar o racismo, pois Deus criou cada um com sua característica inconfundível.


Nenhum ser humano, por pertencer a outra raça, cultura ou sexo, é inferior ou menos valioso. E aquelas “brincadeiras” racistas que são tão engraçadas? Pois é, elas não tem graça nenhuma! Se ainda as faz, melhor rever sua conduta. Tiago 2, 8-9, nos instrui:"Todavia, se estais cumprindo a lei real segundo a escritura: amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem. Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo assim condenados pela lei como transgressores."


Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV