MATEUS: DA RIQUEZA HUMANA A NOBREZA DIVINA

QUEM FOI:

Mateus é um dos apóstolos mais celebrizados pela cristandade, seja pela inegável pecaminosidade do ofício do qual fora resgatado, seja pelas lendas que narram o seu trabalho missionário.“Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me.


E ele, levantando-se, o seguiu.” (Mateus 9.9) Como grande parte dos moradores de Cafarnaum, Mateus teve repetidas oportunidades de testemunhar os sinais que Jesus operou durante o tempo em que ministrou naquele lugar. Ao contrário de alguns outros discípulos, ele não foi seguidor de João Batista antes de sua vocação Cristã e, como é de supor pela natureza de sua carreira profissional, deve ter vivido de forma não muito piedosa. Mateus foi o discípulo que ofereceu um banquete farto a Jesus e seus discípulos, o que indica ter sido um homem de grandes posses, com vida abastada. Era muito sábio e de grande conhecimento da tradição judaica, o que se demonstra através de seus livro, o primeiro do Novo Testamento.


ÉPOCA EM QUE VIVEU:

Segundo a lenda, Mateus viveu por 15 anos em Jerusalém após a Ascensão de Jesus aos céus, pregando aos judeus e escrevendo nesse período o livro que deixou como fundamento de fé para suprir a sua ausência, saindo em missão para o Egito e Etiópia.


PRINCIPAIS VIRTUDES E DIFICULDADES:

Mateus, assim como seus companheiro de ministério, sofreram grande perseguição por causa do evangelho, mas não parou, ao contrário, os desafios o fez entrar em movimento e cumprir o que Deus desejava para a sua vida. Seja em Jerusalém, Egito ou Etiópia, Mateus sofreu com a religiosidade judaica.


LIÇÃO PRÁTICA:

Mateus nos ensina através de sua vida que, independente das riquezas, precisamos estar atentos ao chamado de Deus, vivendo a riqueza humana, mas ouvindo o chamado do Senhor para pertencer a nobreza divina.


VOCÊ SABIA?

O livro de Mateus foi escrito com o interesse de contemplar judeus convertidos, fazendo assim 93 citações do antigo testamento, utilizando muitas vezes da frase “isto aconteceu para que se cumprisse o que disse o profeta.”



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV