Brincar é o antídoto perfeito contra a ansiedade

Preocupações e medos são cada vez mais vistos como uma parte normal da infância. Uma criança pode ficar ansiosa nas situações cotidianas, mesmo diante das muitas garantias de seus pais. Às vezes, a ansiedade pode atrapalhar o sono ou impedi-la de aproveitar a vida ao máximo. Nesse artigo seguirão dicas para como a família pode lidar com esse mal que sutilmente rouba a paz de muitos lares.


Um saber reconfortante é que brincar pode ser o antídoto perfeito para o medo e ansiedade. A brincadeira proporciona alívio da tensão e oportuniza um espaço seguro para lidar com assuntos complexos, pois as crianças usam brincadeiras imaginárias e todos os tipos de elementos disponíveis para expressar emoções que para elas são difíceis de articular. Ao narrar ou recriar alguma história, durante o próprio brincar, a cura emocional ocorre. Para o devido combate contra a ansiedade (tanto dos pais como dos filhos, que muitas vezes estão apenas refletindo) aqui estão algumas maneiras de juntos estabelecerem um ambiente mais harmonioso.


Para início de conversa é interessante definir uma nova programação em família, dando uma pausa no tempo despendido em mídias sociais e tv e investindo em um tempo de qualidade, se colocando à disposição para aquilo que o seu filho quiser brincar.


Outra dica legal de implementar é iniciar um novo hobbie em família, que pode ser aprender algo novo, praticar exercícios, fazer um culto doméstico, entre outros. Algo essencial para evitar que a ansiedade governe é se concentrar-se naquilo que se pode controlar, mantendo a mente ocupada com coisas produtivas.


Ao sentir medo ou ansiedade, seu corpo se prepara naturalmente para o combate e hormônios do estresse são liberados. Nesse estado, o sistema digestivo do corpo também pode ser afetado, por isso as crianças ansiosas relatam que têm dores de estômago. É aqui que o riso pode ajudar. O riso relaxa os músculos, reduz os hormônios do estresse e desencadeia a liberação hormônios do bem-estar que, por sua vez, diminuem a pressão arterial. Observe o que faz seu filho rir e tente recriar isso.


Busque conversar com os membros de sua família e colocar em prática algumas das dicas sugeridas. Concentre-se na gratidão, naquilo que nos traz esperança, seja um canal de paz e alegria em sua casa!




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV