A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA MELHOR IDADE

Na atualidade é comum escutar as seguintes frases “Não tenho tempo para fazer atividade física!” ou ainda “se quiser perder peso é só fechar a boca”. Acredito que vale a pena refletir que a atividade física vai muito além do que o “perder peso” ou “perder tempo”. Ao realizarmos um exercício físico estou dando “plus” a minha saúde física e mental, o que me ajuda a enfrentar com mais vitalidade e qualidade de vida o meu dia-a-dia.


Por volta dos 40 anos de idade, as pessoas começam a perder massa muscular, ou seja, iniciam o processo de perda de força, o que agrava com o tempo. O envelhecimento traz consigo muitas transformações no corpo. Isto acontece porque o organismo já não é como antes: o corpo já não possui tanta flexibilidade e os movimentos não são tão ágeis. As articulações diminuem mobilidade e elasticidade e as lesões degenerativas como a osteoporose transformam o osso de um estado consistente para esponjoso. No sistema cardiovascular, a capacidade do coração diminui, a pressão se eleva, diminuindo a circulação sanguínea. Na fase da melhor idade, muitas pessoas possuem a reserva funcional tão baixa que atividades cotidianas aparentemente fáceis (banhar-se, vestir-se e alimentar-se sozinho) tornam-se difíceis.


Assim, a atividade física oferece importantes benefícios nessa fase, tais como a prevenção e diminuição de problemas cardiovasculares, pulmonares, auxilia no controle da diabetes, artrite, doenças cardíacas, fortalecimento muscular, manutenção da densidade óssea, dentre outras, proporcionando melhorias significativas no equilíbrio, na velocidade de andar, no reflexo, diminuição da depressão, e prevenindo a tão temida osteoporose e suas consequências.


A partir da prevenção destas doenças citadas acima, e de outras com fatores psicológicos, que a atividade física na melhor idade é extremamente recomendada e essencial, pois além de melhorar a qualidade de vida no fator físico, ajuda muito no psicológico, aumentando a autoestima e a alegria de viver. Por isso, se fores desta faixa-etária ou se conhece alguém que esteja nela, incentive a participarem de grupos de ginástica, pois além de melhorar a saúde, as gargalhadas e trocas de experiências que acontecem nestes grupos são fundamentais para a VIDA!



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV