FILIPE: O APÓSTOLO DE JESUS

QUEM FOI:

De imediato em nosso texto é preciso definir que a pessoa em que falamos aqui é o apóstolo Filipe, um dos doze escolhidos para andar com Jesus. Não se tratando do mesmo Felipe, O Evangelista, que encontramos descrito no livro de Atos dos apóstolos.


Devemos ao Apóstolo João as escassas narrativas que falam sobre Filipe, o que leva a crer que ambos mantinham uma amizade mesmo antes do período de apostolado. Natural da cidade de Betsaida (Jo 12.21), seu encontro com Jesus foi tão impactante a sua vida, que de imediato declarou a seu amigo Natanael, “Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na Lei e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.” (Jo 1.45).


ÉPOCA EM QUE VIVEU:

Junto a época em que viveu, que será de domínio do império romano, sendo ele também um evangelista de povos gentios, Filipe pastoreou na região da Frígia (atual Turquia), região próxima que outros apóstolos como Paulo e João também evangelizaram.


Filipe também se apresentou em Atenas na Grécia, sendo que um dos relatos mais populares é de seu convencimento a 300 filósofos a respeito da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o que levou os atenienses ao constrangimento e aceitação de suas ideias. Há indícios de que Filipe tenha evangelizado também uma das partes da região que Gália, que hoje compreende países como Bélgica. Luxemburgo, França entre outros.


PRINCIPAIS VIRTUDES E DIFICULDADES:

O apóstolo Felipe foi um homem que não se intimidou quando confrontado, pelo contrário colocou em prova a sua fé diante de todas as pessoas. Enfrentou grandes dificuldades com o Judaísmo, sendo confrontado, ameaçado de morte e perseguido, o que aconteceu também com líderes religiosos pagãos.


LIÇÃO PRÁTICA:

Filipe reconheceu a Jesus como o Filho de Deus e não demorou em abrir a sua boca e declarar a todos quanto ele conhecia levando-nos a uma reflexão da importância dos nossos pensamentos frente a nossos ideais, não permitindo que falácias se opunham a obra do Deus verdadeiro, mas que exigirá de cada cristão posicionamento e convicção da sua fé.


VOCÊ SABIA?

Felipe veio a falecer na região que hoje seria da Turquia, onde também morreu sem se dar em casamento, uma de suas filhas. Há relatos também que o papa João III mais tarde teria comprado seus restos mortais e transferido para Roma, fundando lá “A igreja dos Santos Apóstolos Felipe e Tiago”.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV