O papel do casal segundo a vontade de Deus

Vivemos hoje em um mundo de valores e prioridades invertidos. Essa inversão trás consigo o caos para dentro dos lares, conflitos gerados por um enorme vazio. E o que nos cabe fazer? O que Deus espera de nós enquanto casal? Que coloquemos Deus no lugar de destaque, no centro da família, pois foi Ele quem à constituiu (Gênesis 2.24), Ele é o criador. Quando o casal se une, foi por que Deus os fez com a capacidade do amor, a si e ao próximo. Famílias se desfazem por não por Deus em primeiro lugar, e esse é o principal papel do casal.


O papel da esposa gera polêmica, pois em Efésios 5.22-24, diz que a ela deve ser submissa ao marido. Na verdade, este versículo quer dizer que a mulher deve estar “sob missão”, ou seja, com a mesma missão, com o mesmo objetivo dentro do lar, lutando junto ao marido pelo bem da família. A esposa é a ajudadora do marido, não está acima, nem abaixo dele, pois ambos formam uma só carne, uma só missão (Marcos 3.25), tendo assim que estar de acordo em todas as decisões. A esposa é o coração do lar, sensível e amável trás equilíbrio à família, respeitando e tranquilizando o marido para cumprir seu papel. Já o papel do marido, além de ser o provedor do sustento e protetor da família, é amar a sua esposa como Cristo amou a igreja (Efésios 5.25), e diariamente lutar para manter vivo esse amor que os uniu, pois uma esposa amada não terá problemas em se submeter ao marido todos os dias.


O papel do casal é se amar, se complementar e respeitar, pois agora são um só (Efésios 5.31). Colocando à Deus no centro do relacionamento, assim quando as adversidades vierem, e é inevitável que venham, eles encontrarão suporte em Deus Pai para superar tudo, ficando a cada dia mais fortalecidos. E quando chegam os filhos, o casal tem o dever de amar, nutrir, proteger, sendo também responsável por disciplinar e corrigir, ensinando o respeito e amor a Deus. Por último, mas não menos importante, vem o papel dos filhos na família. Com eles o lar se completa, o amor e alegria transbordam! Contudo as responsabilidades dos pais só aumenta, cabendo a eles ensinar respeito, obediência e reconhecimento dos pais como autoridade no núcleo familiar desde os primeiros anos de vida


Esse tem sido o meu aprendizado através da Palavra, o que tenho aplicado na minha vida desde o momento da minha conversão em 2016. Vim de uma família de princípios quebrados, inversão de valores. Embora não concordando com as situações, fui crescendo acomodada a essa cultura. Os anos passaram e constituí minha família e senti necessidade de ser diferente, de fazer diferente. Faltava algo, um sentido. Até que, através de alguém escolhido por Deus, eu ouvi sobre o amor de Pai, e isso fez crescer em mim a vontade de conhecer esse amor. Então viemos para o MBCV, ouvimos os ensinos e aos poucos a mudança foi acontecendo. Foi natural, foi lindo, porque é a mais pura verdade que o amor de Deus nos constrange! Já não conseguia ser igual, então a conversão aconteceu.


Revemos nossas vidas e corrigimos nossos erros, mudamos nossas prioridades, e colocamos Deus no centro. Não é fácil mudar culturas, mas é possível quando buscamos sabedoria no Evangelho. Fizemos os ajustes que Deus esperava de nós, e as bênçãos foram chegando, e quando só agradecer ja não era o suficiente sentimos a necessidade de agradecer com nosso servir. Pedi a Deus Sua direção, pois queria um Ministério onde minha família se fizesse presente, e meus filhos fossem se envolvendo desde pequenos. Então, eis que fomos ao retiro da família, e durante a oração do domingo de manhã eu novamente pedi a direção do Senhor, e ao final do Retiro veio o convite para fazer parte do Ministério da Família. A resposta chegou e tem sido bênção desde então.


No mês dos namorados, gostaríamos de levar você a uma reflexão sobre sua relação com seu par a luz da Palavra. Que possam juntos crescer em amor, transbordando em seus filhos, sempre reavaliando o exercício do papel de cada um dentro da família.





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV