A família e o tema de casa

No turbulento contexto educacional em que estamos, as lições de casa (que antes mesmo de qualquer vírus já apavoraram algumas famílias) foram intensificadas e muitas crianças e adolescentes têm se perdido em um mar de tarefas acumuladas. Para a educadora Cristina Nogueira Barelli, coordenadora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades (SP), o dever de casa ajuda a fixar o conteúdo e funciona como um estudo prévio para atividades que serão desenvolvidas em sala de aula, portanto é algo realmente relevante para o processo de aprendizagem e, portanto, precisa ser levado muito a sério. Diante desta realidade, é essencial que os pais participem da vida escolar do filho oferecendo suporte emocional e conferindo a execução das tarefas. Caso seu filho apresente alguma dúvida, é sugerido que o auxilie a encontrar uma forma de resolver a questão, sem fornecer a resposta pronta, mas instigando sempre o raciocínio.


A importância das lições de casa manifesta-se nos três públicos:


* O ALUNO aprende a enfrentar desafios pedagógicos fora da escola, fixando o assunto que aprendeu, estabelecendo uma rotina e construindo sua autonomia;


* O PROFESSOR tem nos temas a possibilidade de identificar as dificuldades de cada aluno e traçar estratégias para tratá-las;


Através dos temas, os PAIS podem acompanhar o que o filho está aprendendo na escola e, também, identificar as dificuldades que estão tendo. Com ou sem supervisão, o fato é que cada criança tem um jeito próprio de encarar o momento de fazer a tarefa escolar. E, diante dos diferentes comportamentos, você pode adotar algumas estratégias para que essa hora seja mais leve e produtiva para toda a família.


Aos professores lembro que para que as tarefas realizadas em casa se tornem de fato significativas, é interessante despertar a curiosidade das crianças e das famílias engajando-as em buscar conhecimentos em outras fontes de informação e oferecendo informações úteis e práticas que possam ser contextualizadas em outros contextos da vida familiar.


A partir destas dicas, busque estruturar dentro da sua rotina familiar um momento especial para a realização das tarefas de seus filhos, lembrando que essa prática desenvolve a responsabilidade e organização pessoal das crianças e adolescentes.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV