Pandemia na Gestão

Neste momento de pandemia que provoca restrições, distanciamentos e muitos controles, passamos a viver mudanças e situações diferentes do cotidiano que trazem reflexão às nossas vidas. Deixamos de fazer coisas que fazíamos automaticamente sem nos darmos conta. Voltamos a fazer e pudemos lembrar de coisas que deixamos para trás ou substituímos por outras. Isto quer dizer que existe uma nova situação desconhecida que nos obriga a buscar adaptação.

Quero trazer aqui uma relação com a gestão de nossas empresas e profissões. Vivemos pandemias diárias em nosso mundo corporativo que levam a adaptações e mudanças, muitas vezes imperceptíveis, mas que trazem dificuldades e ineficiências aos negócios e às relações. E como estamos dentro de uma rotina acelerada, não paramos para uma análise mais detalhada. Assim vamos adaptando os processos e métodos de trabalho para seguir a rotina criando mais esforço, mais controles, mais consumos de recursos e menos resultados. Mas o que fazer então, para identificar e agir em tempo, evitando mudanças dos processos e métodos de trabalho? O importante aqui é manter um olhar mais crítico ao nosso negócio e criar pontos de observação permanentes, que vão mostrar os desvios, para então definirmos a forma de retornar a condição ideal.

Sugiro que tratemos isto olhando para algumas questões que podem sugerir que estamos seguindo no rumo certo, se devemos parar de andar, ou mudar de rumo. Olhemos para 4 questões:

1) O que estamos fazendo diariamente que não deveríamos fazer? Exemplo: recontar mercadorias por falta de controle efetivo em retiradas ou consumo, só geram custos e não trazem resultados.

2) O que fazíamos que deveríamos voltar a fazer? Exemplo: fazer fluxo de Caixa diário para saber nossa condição financeira e manter controle.

3) O que fizemos que é bom e precisamos melhorar constantemente? Exemplo: o Relacionamento com os nossos clientes é bom, mas precisamos entender suas necessidades, nos adequando para poder responder a estas necessidades.

4) O que devemos buscar entender como diferencial e passar a aplicar em nossa rotina do dia a dia?

Exemplo: criar um combo de ofertas semanais que possam atrair os clientes. Agora faça você uma análise em sua rotina ou na rotina do seu negócio e responda as questões acima. Faça os ajustes se for necessário. Mantendo regularidade nesta análise, você poderá garantir que está no nível de eficiência satisfatório de geração dos resultados significativos!



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV