Quer se livrar do medo? Enfrente-o!

“Medo” tem sido uma palavra muito usada nestes últimos meses. Como é ruim sentir medo, não é mesmo? O ser humano tem medo de escuro, de assombração, de espíritos maus, do futuro, das tragédias, das catástrofes, das doenças, do sofrimento, das perdas, de Deus e da morte. Além disso, tem medo do desemprego, de contrair o Coronavírus, de quebrar o negócio e de ficar isolado em casa. Já existe um alerta geral sobre os efeitos devastadores do isolamento sobre a psiquê.


“No contexto atual, o perigo é invisível e, por também ser desconhecido, os indivíduos não estão preparados para lidar com ele, já que, na nossa cultura, não há disponível um repertório transmitido simbolicamente para enfrentá-lo”, comenta o professor do Departamento de Psicologia da UFMG, Gilson Iannini. O professor também aponta o atual perigo iminente da morte como fator causador do medo. “Sempre denegamos a morte, pois, no nosso inconsciente, somos imortais. Pensar sobre a própria morte pode ser muito difícil e insuportável. Neste momento, estamos diante dela. Por isso, é impossível não pensar sobre”. (Fonte: Faculdade de medicina UFMG)


Medo da morte! Sim, é ele que comanda tudo! Ocupamos nossa vida neste briga permanente com o tempo que se tem, e, depois de certa idade, uma angústia contra o tempo que já não se tem. Então, o medo da morte vai se tornando um pânico consciente e cada vez mais escravizante.


Quase tudo (se não mesmo tudo) o que se faz nesta vida, é feito, porque norteia o medo da morte.; Vivemos uma aflição na alma humana, uma urgência, uma ânsia de viver. É em razão do medo da morte que muita gente vai se despedaçando pelo caminho, fazendo certas escolhas sem coerência. É também o medo de morrer que nos faz ficar escravizado ao tempo!


O autor do livro de Hebreus nos diz que Jesus veio destruir aquele que tem o poder da morte; a saber: o diabo. E, além disso, veio para livrar aqueles que pelo pavor da morte estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.


Deus é o dono da vida. Porém, esse medo é o mais é usado para manter os filhos de Deus sob cativeiro. E ele está muito maior em nossos dias, com todo esse cenário de extinção apocalíptica que se desenha ao nosso redor.


Então, a pessoa se deixa escravizar por quase qualquer coisa, mesmo àquelas que ela odeia ou detesta ou nada tem a ver com ela. E isto apenas porque não se pode perder tempo, pois a morte está chegando. Sim, cada vez mais a mente vai fazendo a contagem em ordem decrescente.


Alguns não conseguem ter qualquer reação; entregam-se às angústias do medo e o alimentam ainda mais. Entram em crise, perdem o sono, perdem a vontade de lutar. Outros o negam e vão “deixando a vida levar”. E ainda há os que fogem. fazendo de conta que a crise não existe.


A única opção para se livrar do medo é enfrentá-lo! Não dá pra ficar esperando, sofrendo calado, sem fazer nada. Não dá também pra fugir, enchendo os dias de coisas que não trazem nenhuma mudança para você! Medo exala, vibra, drena nossa energia e nos deixa vulneráveis e fragilizados. O medo apenas gera temor, o medroso sempre é atacado! Viva com medo e tudo atacará você. Cuide para que sua alma não se torne um território fértil para a instalação do pânico.


Assim como pela fé todas as coisas se organizam em nosso favor, pelo medo todas as coisas se desorganizam. Sim, o medo humano é capaz de matar e de morrer. Quem tem medo ainda não foi aperfeiçoado no amor, pois, no verdadeiro amor, não existe medo. O amor anula o poder do medo!


Quando a mente entra no pavor até Jesus vira fantasma! “É um fantasma!” — gritou Pedro em meio a muito medo. Aquele, porém, que anda em fé, e que não teme mais nada, e que não se preocupa quanto ao morrer ou quanto ao encontro com a dor, caminha livre, e, estranhamente, também os males fogem dele.


O oposto do medo é a fé! Quem enfrenta a vida com coragem, crendo no Cristo ressurreto não tem mais medo! Afinal, Jesus já destruiu aquele que tem o poder da morte (o diabo). E isto para que todos ficássemos livres do medo da morte. Pense! Eu sei que Deus lhe dará entendimento de tudo, Ele venceu a morte e nos livrou da angústia do tempo .Confiemos Nele. Seja forte e corajoso!




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV