SIMÃO ZELOTE

QUEM FOI:

Ser chamado de zelote pode definir muito sobre a sua personalidade, pois estamos falando de um grupo considerado radical, na luta pela defesa da liberdade de Israel no período de dominação romana. Como o nome já provém da mesmo origem de Zelo, este grupo procurava manter viva a tradição judaica e era totalmente contra a dominação romana e principalmente contra judeus que serviam aos romanos. Não se pode ignorar a possibilidade de que, inicialmente, Simão tenha se aproximado de Jesus com a esperança de nele encontrar o “Messias-herói”, o que é claro que não foi o que ele encontrou, já que o seu mestre era um reconciliador através da paz e pregava um Reino que vai além da nossa vida terrena.


ÉPOCA EM QUE VIVEU:

Embora divergentes quanto a extensão de seus esforços missionários, as tradições parecem concordar com o fato de que Simão se dispôs a um longo e dedicado ministério, que incluiu viagens missionárias a distantes regiões da África e da Europa, Egito, Cirenaica, Mauritânia, Líbia, e principalmente as Ilhas Britânicas.


PRINCIPAIS VIRTUDES E DIFICULDADES:

Utilizando da característica de Zelote vale destacar um fato extremamente importante. Se Simão era reacionário, lutava pela bandeira Judia, no meio dos discípulos encontramos a figura de Mateus, cobrador de impostos, ou seja, um judeu a serviço do Romanos. Encontramos aqui neste episódio o Reino dos céus reconciliando pessoas em crenças e estruturas políticas totalmente opostas, mostrando que Jesus, independente das crença terrenas, através da formação de uma nova cultura que é a do Reino dos céus, pode aproximar e transformar realidades mesmo que opostas.


LIÇÃO PRÁTICA:

Em períodos de polarização política e enfrentamento e combate a ideologias destrutivas as estruturas sociais, o que a reflexão nos chama é ao entendimento de que nós, cristãos, formamos uma nova cultura, que é a do Reino dos Céus, e é somente através da pessoa de Jesus Cristo que encontraremos equilíbrio e reconciliação entre as nossas divergências.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV