EXEMPLO

De acordo com o dicionário, “EXEMPLO” é tudo aquilo que pode ser imitado, que pode ser utilizado como modelo. Desta forma a Palavra nos apresenta Deus e a Sua vontade, não apenas através dos mandamentos, mas através de modelos de fé, atitudes e virtudes que são mencionadas com a aprovação de Deus e servem como exemplo para cada um de nós.


A Bíblia nos apresenta muitos modelos como o de Abraão, que foi o pai da fé, e nos diz que os verdadeiros filhos de Abraão são os da fé, ou seja, os que seguem o seu exemplo de fé. A Palavra também relata a trajetória de Davi, um homem segundo o coração de Deus, não porque foi perfeito, mas porque fez a vontade Dele se cumprir em sua geração.


Assim, toda a Escritura nos mostra um grande número de exemplos de fé, heróis da fé, que podem se tornar modelos a serem imitados por aqueles que, da mesma forma, querem agradar a Deus. Toda a Palavra foi divinamente inspirada e nos deixa uma grande nuvem, ou quantidade de modelos que podem inspirar a fé, como a perseverança de José, a ousadia de Elias, fidelidade de Daniel.


O apóstolo Paulo disse: “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.” 1 Coríntios 11:1 A fé e o caráter cristão não são apenas um discurso de palavras, mas são exemplos que nos chamam ao compromisso. O próprio Jesus, quando lavou os pés dos discípulos, nos mostra o quanto é importante o exemplo. Ele disse que havia feito isso para que todos os discípulos agissem da mesma forma. Assim também nos diz que devemos seguir o modelo ou exemplo de Cristo quando fala que devemos ter o mesmo sentimento que houve em Cristo, nos esforçando para vivermos o mais parecido possível com Ele.


Precisamos novamente nos atentar para o valor do exemplo, pois uma sociedade que atenta apenas para palavras, beleza, frases de redes sociais se torna cada vez mais vazia e carente de modelos que verdadeiramente nos tirem de trás de uma televisão ou de um celular e nos chame para a prática do bem e de uma fé viva. O evangelho não deve nos enfeitiçar com a Sua beleza, mas nos chamar a um compromisso o qual exige que gastemos todas as nossas forças para vivê-lo. A fé não pode ser experimentada somente por Palavras, mas é precisa ser vivenciada.


As palavras geram a fé em um coração, mas somente a prática gera experiência, e somente a experiência gera convicção. Por isso, existem muitos com uma fé adormecida, pois a fé sem obras é morta, ou seja, não tem experiência e sem experiência não tem firmeza. Portanto, se você quer ter uma fé saudável, olhe para bons modelos, pessoas que têm sua fé experimentada e aprovada. Esqueça um pouco a facilidade das frases impactantes e dos vídeos editados, olhe para quem inspira sua fé pelo seu amor e dedicação a Deus. Não sabe como agir? Você tem um grande modelo: pense “em meu lugar como Jesus agiria?’ Certamente quando buscamos nos tornar parecidos com Cristo, faremos as melhores escolhas.



Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV