BARTOLOMEU

QUEM FOI

A memória do apóstolo Bartolomeu é muito mais íntima ao povo oriental do que aos ocidentais, visto que esse segundo, a tradição cristã, este é associado a sua missão nas regiões orientais como Pártia, a Armênia, Pérsia, Mesopotâmia e a Índia. Natural de Caná da Galiléia (Jo 21.2) Bartolomeu é identificado como Natanael no livro do apóstolo João. No I Século D.C. era muito comum que os homens tivessem dois nomes, que os remetiam às suas famílias, sendo assim um nome pessoal e um familiar. O que ocorreu com outros apóstolos como Simão Pedro, Levi e Mateus também ocorrera com quem chamaremos de Natanael Bartolomeu.


ÉPOCA EM QUE VIVEU

Curioso fato e importante para o nosso conhecimento é de que foi Bartolomeu quem questionou a seu amigo Filipe: “De Nazaré pode sair alguma coisa boa?”. Assim como Jesus sendo da Galiléia, Bartolomeu conhecia o que falavam os rabinos de sua época como relatado em Jo 7.52b: “Examina pois e verás que da Galiléia não se levanta profeta”.


PRINCIPAIS VIRTUDES E DIFICULDADES

Bartolomeu era um homem muito devoto a tradição judaica, seu conhecimento e a sua fala nos levam a traçar esse perfil. Sendo assim ele aguardava por um Messias político, um mestre que tomaria o poder e o governo de Israel como nação. Por isso a sua dificuldade em crer em Jesus como O Mestre, vindo de Nazaré da Galiléia e pregando um Reino Celestial. Vemos aqui que, apesar de sua devoção, Natanael Bartolomeu encontrou-se limitado pela sua forma de enxergar o mundo.


LIÇÃO PRÁTICA

Como Cristão precisamos entender que somos chamados a enxergar o mundo a partir da ótica de Deus. Muitas vezes não conseguimos perceber a ação Dele, pois nos limitamos ao nosso modo humano e imperfeito de olhar para as realidades ao nosso redor. Por isso, a partir de um cristianismo puro e simples, eu quero te convidar a deixar de lado todo preconceito, todo rótulo que possa impedir você de ver aquilo que Deus está realizando, pois Ele age através de quem Ele quer, da forma que Ele quer, abra os seus olhos e enxergue o que Deus está fazendo!


VOCÊ SABIA?

Bartolomeu é tradicionalmente ligado a um evangelismo e pregação da palavra de Deus na Índia, um dos países que ainda hoje é um dos mais difíceis de pregar o evangelho.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV