As provas nos aperfeiçoam?

 É muito comum as pessoas usarem um pensamento positivo quando estão passando por um momento de dificuldade dizendo que as provas nos aperfeiçoam, e até mesmo usam o texto de Tiago 1.2 para confirmar.


“Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança;” (Tiago 1:2,3)


No entanto a grande verdade na qual precisamos estar atentos é que não é o simples fato de passar por uma prova que isso nos aperfeiçoa, pois o fato de sermos avaliados não nos aperfeiçoa, mas sim quando temos um resultado positivo desta avaliação. Assim como uma prova escolar não nos passa de ano automaticamente, mas o fato de tirarmos uma boa nota na avaliação nos credencia para irmos adiante para novos desafios mais altos. Da mesma forma é a vida, pois simplesmente passar por uma dificuldade não torna melhores, muito pelo contrário, muitas pessoas não conseguem administrar os desafios da vida e são vencidos por eles.


Muitos jovens desistem dos estudos quando os mesmos exigem um esforço maior, porque são limitados profissionalmente ou não conseguem administrar situações adversas e preferem permanecer em uma tarefa confortável. Muitos não sustentam alianças de casamento porque não conseguem administrar os dias difíceis e por isso famílias são desfeitas. Outros não sustentam sua fé quando Deus permite passar por provações.


Desta forma vemos na prática que somente o fato de passar por dificuldades não nos torna melhores, mas sim COMO vamos passar por elas. Quando enfrentamos provações estamos na verdade passando por uma avaliação e se reagirmos bem a ela passamos de nível, e estamos prontos para novos desafios. Quando somos reprovados significa que precisamos mais tempo nesta fase da vida antes de podermos seguir adiante. Assim foi com o povo de Israel no deserto, que ficou por 40 anos no deserto porque não estava apto para entrar na terra prometida, assim precisou deste período para aprender a confiar em Deus.


O jovem muitas vezes tem muita pressa para pular fases da vida. Muito cedo se acha apto para novos e maiores desafios, mas na vida precisamos entender que quando queremos pular etapas, acabamos tendo muitos prejuízos por ainda não estarmos preparados. Cedo o jovem acha que está pronto para namorar e por vezes quebra a cara porque não foi aprovado nas fases que o credenciam e na sua imaturidade faz escolhas erradas ou administra mal seus relacionamentos. Por vezes acham que estão prontos para serem promovidos, mas ainda não têm experiência e o respeito necessário para administrar os desafios que almeja. Mas quando buscamos ser aprovados no momento em que estamos vivendo, naturalmente nos tornamos capazes de ir além.

Portanto se você está cansado do tempo em que está vivendo, não queira fugir dele, busque ser aprovado no momento em que vive, para que Deus te permita entrar em uma nova fase.


Pr. William Schmidt | Teólogo e Líder do Ministério Jovem





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV