Construindo uma geração de crianças e adolescentes resilientes

Não só adultos passam por momentos traumáticos e difíceis de conviver e/ou superar. As crianças também absorvem e sofrem com a realidade à sua volta e, por isso, estão juntamente suscetíveis a vivenciar esses momentos de dificuldade, dor e sofrimento.


Contudo, acabamos esquecendo que (principalmente as crianças menores) se encontram em um processo de desenvolvimento das habilidades de linguagem e expressão, de forma que além de não conseguirem expressar claramente seus sentimentos, podem ainda comprometer seu desenvolvimento.


Por isso é tão importante que se ensine e estimule a resiliência desde a infância. Trata-se de uma habilidade emocional de transformação e superação, que permite ao indivíduo recuperar-se seja de uma experiência traumática, dor ou até mesmo situações de ansiedade e insegurança, de forma que torna-se capaz de sair daquele momento aprendendo com as circunstâncias e fortalecido com a experiência.


É essencial que a família reforçe a ideia de que a falha é parte do aprendizado e deve ser encarada como a chance de fazer de novo e melhor. Estimular uma postura positiva diante dos problemas é uma maneira de ajudar a criança a enfrentar as adversidades com otimismo e longe do sentimento de pânico que paralisa.


A Palavra de Deus é o caminho perfeito para demonstrar histórias de pessoas reais que superaram dificuldades em seu caminho confiando em Deus e agindo no momento certo. Existe uma frase que diz: “É melhor formar bombeiros do que apagar o fogo” e tanto emocionalmente como espiritualmente devemos adotar essa postura, ensinando nossos filhos a lidar com conflitos e problemas antes que estes se apresentem em suas vidas.


Para finalizar, uma forma significativa que os pais podem ajudar seus filhos a crescerem fortes emocionalmente é ensinando-os a importância de ajudar o outro. Assim, a criança e o adolescente conseguirão superar a falsa sensação de que não podem fazer nada e que o problema alheio não lhe diz respeito, sentindo-se importante e valorizado na vida do outro.


Barbara Uchoa |Professora




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV