VAMOS FALAR SOBRE CONSTÂNCIA?

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”.  (1 Coríntios 15:58)


“Constância” é qualidade daquele que não falta a uma tarefa, dever, tratamento, assiduidade, persistência, insistência. Algo constante é durável, repetido ou persistente. O termo “constante” também pode fazer referência a algo que se repete ou que tenha uma continuidade, uma progressividade. Serve para que a gente atinja um objetivo.



Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos”. (Tiago 1:5-8)


Em 2 Tessalonicenses 3:5, Paulo diz: “Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.”


A palavra grega traduzida “constância” no Novo Testamento significa estabilidade, paciência, lealdade perseverança e firmeza. É “a característica da pessoa que não se desvia de seu propósito e de sua lealdade, fé e piedade mesmo diante das maiores provações e sofrimentos” (Strong).


Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” (Hebreus 13:8)


O que fazer para ser constante?


1) CONSTÂNCIA EXIGE UM FOCO CLARO: quando entendemos o propósito (visão / missão/ valores) fica mais fácil ter foco. Precisamos saber para onde se está indo, porque está indo, e quais os meios de se atingir este alvo (objetivos, metas). Jesus veio ao mundo com um propósito e manteve-se constante nele. 


 2) CONSTÂNCIA EXIGE DISCIPLINA. HÁBITOS: Também é necessário comprometer-se com o propósito e saber quais são as estratégias para realizar o propósito. Ex: saúde, dietas, ler mais a palavra. Objetivos devem ser plausíveis e ir do pequeno ao grande. Constância se faz na firmeza e não na grandeza. Ex: grão de mostarda. Fé não está vinculada a quantidade mas a qualidade. O que você prefere: ter muitas casas caindo aos pedaços ou uma casa bem estruturada? Jesus teve a dedicação e o autodomínio para fazer a vontade de Deus mesmo quando se tornou difícil.


4) CONSTÂNCIA EXIGE CONSCIÊNCIA DE PROCESSO: Seja "pé no chão." Quanto mais idealizamos as coisas e ignoramos as dificuldades, maiores serão as frustrações. Frustração está ligada a um excesso de expectativa. Constância não pode depender somente da emoções. Jesus forneceu o exemplo perfeito de constância, enfrentando provações e sofrimento sem desviar do seu propósito definido pelo Pai. Nós devemos imitar a estabilidade de Cristo, mesmo quando enfrentamos tentações e dificuldades. 


5) CONSTÂNCIA EXIGE SACRIFÍCIOS, MAS TAMBÉM EXIGE COMEMORAÇÕES E MOMENTOS DE DESCANSO: Da mesma forma que precisamos estar preparados para falhar e tirar proveito dessas lições também é importante valorizar e usufruir das pequenas conquistas. Ex: Jesus se retirava para orar. (Momento de recarregar a bateria). Conheça a si mesmo e busque saber o que é necessário para recarregar suas forças.


6) CONSTÂNCIA EXIGE ESTAR SENSÍVEL A MUDANÇAS: Ser constante é também ser maleável frente a mudanças de planos. Isso é a diferença da teimosia/obstinação. Cuidado com a visão fechada para novos cenários. Mantenha-se focado no propósito, mas com consciência que deverá ajustar a forma e os métodos. Constância não tem relação direta com velocidade (pressa faz você perder percepção dos detalhes).

Lembre-se: ser constante será um benefício se você estiver no caminho certo. Por isso, antes de qualquer coisa, verifique se o caminho e a direção estão certos, ok?

Espero que te ajude!


Pra. Kátia Marin | Líder do Estúdio do Corpo




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Sobre nós

A igreja precisa ter suas convicções firmadas nos princípios da Palavra, com uma postura ética e coerente com aquilo que propõe para a sociedade. 

Esperamos por Você

(51) 3582-3620
R. Sobradinho, 301

Novo Hamburgo/RS 

comunicacao@mbcv.org

CNPJ - 919952410001-73

© 2018 por Comunicação e Marketing MBCV